Lar Últimas notícias Lula pede mudança em protocolo da Casa Branca para reunião com Trump
Últimas notícias

Lula pede mudança em protocolo da Casa Branca para reunião com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou à Casa Branca uma alteração no protocolo tradicional de encontros entre chefes de Estado durante sua reunião com Donald Trump. O pedido foi para que a imprensa só tivesse acesso ao Salão Oval após a conversa reservada entre os dois líderes.

Tradicionalmente, jornalistas acompanham os minutos iniciais das reuniões bilaterais, quando perguntas podem ser feitas antes do início oficial das discussões. Desta vez, porém, a entrada da imprensa foi adiada para depois do encontro privado.

Segundo informações divulgadas, o pedido teria sido feito diretamente ao presidente norte-americano, que aceitou a mudança no protocolo.

A decisão ocorre após episódios considerados desconfortáveis pelo governo brasileiro em encontros anteriores envolvendo Lula e Trump. Em uma reunião realizada durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), jornalistas fizeram perguntas antes do início da conversa entre os líderes, situação que teria desagradado o presidente brasileiro.

A reunião entre Lula e Trump acontece no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, e reúne integrantes dos dois governos. Pelo lado americano, participam nomes como o vice-presidente JD Vance, além de auxiliares ligados às áreas de comércio e economia.

Entre os principais temas debatidos estão o combate ao crime organizado, relações comerciais, minerais estratégicos e cooperação internacional.

Após o encontro, os dois presidentes devem conceder uma declaração conjunta à imprensa antes de um almoço oficial promovido pela Casa Branca.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados