O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta segunda-feira (19) que o país ajudará a Ucrânia com garantias de segurança assim que for firmado um acordo de cessar-fogo com a Rússia. A declaração foi dada durante reunião bilateral com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.
Trump destacou que não pretende oferecer ajuda direta, mas sim negociar armas com países europeus e com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que repassam os equipamentos à Ucrânia. “Os europeus que estão aqui hoje também querem dar segurança à Ucrânia. Isso é muito importante”, afirmou. Zelensky, por sua vez, respondeu que espera “tudo” dos EUA, incluindo inteligência militar e até envio de tropas.
O presidente norte-americano ressaltou que busca garantir uma paz de longo prazo. “Não estamos falando de uma paz de dois anos para depois voltarmos a essa bagunça”, disse, acrescentando que a guerra só terá fim com uma reunião trilateral entre ele, o presidente russo Vladimir Putin e Zelensky.
Deixe um comentário