Lar Últimas notícias Taxa do lixo de João Campos vira escândalo: Prefeitura do Recife arrecadou R$ 71 milhões, mas só reciclou 1,3% do lixo em 2023
Últimas notícias

Taxa do lixo de João Campos vira escândalo: Prefeitura do Recife arrecadou R$ 71 milhões, mas só reciclou 1,3% do lixo em 2023

Relatório do Tribunal de Contas aponta ineficiência, falta de transparência e cobrança abusiva da TRSD; vereadores Felipe Alecrim e Eduardo Moura denunciam descaso da gestão municipal.

Enquanto a população do Recife paga caro pela taxa de lixo seletivo (TRSD), a realidade do serviço prestado pela Prefeitura é desanimadora. Segundo o relatório final do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), em 2023 a gestão do prefeito João Campos arrecadou impressionantes R$ 71 milhões com a cobrança da taxa. Mas sabe quanto disso se converteu em reciclagem real? Apenas 1,3% do lixo foi reciclado. O restante – mais de 98% – teve como destino o aterro sanitário.

A denúncia foi reforçada pelos vereadores Felipe Alecrim e Eduardo Moura, que analisaram o relatório técnico e constataram um verdadeiro retrato do abandono na política de resíduos sólidos da capital. “É um escândalo. A população paga por um serviço que praticamente não existe”, criticou Alecrim.

Entre os principais problemas apontados estão:

  • Cobrança abusiva da TRSD
  • Subinvestimento crônico no setor
  • Falta de adesão dos condomínios ao sistema seletivo
  • Ausência de entidade reguladora efetiva
  • Política de reciclagem que não cumpre nem o básico

Diante do cenário de omissão e descaso, os vereadores protocolaram um requerimento urgente junto à Emlurb e à Secretaria da Fazenda (SEFIN), cobrando explicações imediatas. Além disso, propuseram:

  • A realização de uma audiência pública para debater o uso dos recursos arrecadados;
  • Uma ação de fiscalização direta nos contratos e na operação da coleta seletiva;
  • E, se necessário, a representação formal ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Para os parlamentares, a população está sendo lesada com uma taxa que não tem correspondência com os serviços prestados. “É dinheiro do povo sendo mal utilizado, sem retorno algum à cidade. Isso precisa mudar urgentemente”, disse Eduardo Moura.

A expectativa agora é de pressão popular e institucional para que a Prefeitura se explique – e tome providências.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

São João do Projeto Brígida 2026 reúne multidão e reafirma tradição cultural em Orocó

O São João do Projeto Brígida 2026 foi marcado por muita animação,...

Polyanna Abreu anuncia apoio a Clodoaldo Magalhães e amplia base política do deputado no Sertão

A prefeita de Sertânia, Polyanna Abreu (PSD), oficializou o apoio ao deputado...

Governadora Raquel Lyra entrega requalificação do Serviço Wilma Lessa e vistoria obras que ampliam assistência no Hospital Agamenon Magalhães

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), um importante equipamento requalificado...

Raquel Lyra terá apoio de Solidariedade e PRD oficializado neste sábado (27)

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) deve receber neste sábado (27)...