terça-feira , 23 junho 2026
Lar Últimas notícias PARA A PF, WAGNER FOI INTERMEDIÁRIO ENTRE DANIEL VORCARO E LULA, DIZ JORNAL
Últimas notícias

PARA A PF, WAGNER FOI INTERMEDIÁRIO ENTRE DANIEL VORCARO E LULA, DIZ JORNAL

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, indicariam que o senador Jaques Wagner teria sido citado como possível intermediário para encaminhar um recado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo e integram o material apreendido durante as investigações da Operação Compliance Zero.

De acordo com a publicação, os diálogos fazem parte do conjunto de provas analisadas pela PF no âmbito da apuração envolvendo o Banco Master. O conteúdo das mensagens teria levantado suspeitas sobre uma possível tentativa de aproximação entre Vorcaro e o Palácio do Planalto por meio de interlocutores políticos.

Em nota, Jaques Wagner negou qualquer vínculo com Daniel Vorcaro e afirmou que não pode ser responsabilizado por conversas realizadas por terceiros sem sua participação. A defesa do senador também declarou que “não existiu intermediação e não existe relação” entre as partes citadas na investigação.

Na 9ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada em 18 de junho, Wagner foi alvo de mandado de busca e apreensão. A investigação apura suspeitas de que o parlamentar teria recebido vantagens indevidas do empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio de Vorcaro no banco.

Entre os pontos investigados estão a compra de um apartamento avaliado em R$ 2,5 milhões e pagamentos que somariam R$ 3,5 milhões destinados a uma empresa ligada a um familiar do senador. As suspeitas são analisadas pelas autoridades responsáveis pelo caso.

A defesa de Augusto Ferreira Lima também negou irregularidades e afirmou confiar que as medidas adotadas no processo irão comprovar a legalidade dos fatos investigados. O caso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e está sob a relatoria do ministro André Mendonça.

As investigações seguem em andamento, e os envolvidos negam qualquer prática ilícita. Até o momento, não há condenações relacionadas aos fatos apurados.

Postagem anterior A Defesa Civil Nacional retirou temporariamente do ar a plataforma de envio de alertas após uma suposta invasão ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O incidente ocorreu na madrugada deste sábado (20), quando moradores de diferentes estados brasileiros receberam uma notificação de “Alerta Extremo” contendo a palavra “misantropia”, sem qualquer relação com situações reais de emergência. As mensagens foram registradas por usuários no Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, causando preocupação e grande repercussão nas redes sociais. O alerta não estava relacionado a fenômenos climáticos ou riscos à população, como normalmente ocorre nos comunicados oficiais da Defesa Civil. Diante da situação, o órgão informou que a plataforma foi retirada do ar por medida de segurança, enquanto equipes técnicas apuram as circunstâncias do caso. A Polícia Federal deverá atuar na investigação para identificar a origem da invasão e adotar as providências cabíveis. Segundo a Defesa Civil, o sistema permanecerá suspenso até que todas as condições de segurança sejam restabelecidas. O objetivo é evitar novos envios indevidos e garantir a confiabilidade dos alertas destinados à população. O episódio também provocou grande curiosidade dos brasileiros sobre o termo “misantropia”, que rapidamente figurou entre os assuntos mais pesquisados na internet durante a manhã deste sábado. A palavra significa aversão à humanidade ou tendência ao isolamento social. As autoridades reforçam que a população deve acompanhar informações apenas pelos canais oficiais e desconsiderar mensagens suspeitas até a normalização completa do sistema de alertas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados