quinta-feira , 18 dezembro 2025
Lar Últimas notícias Turismo de Itamaracá sob suspeita: secretária expõe falta de transparência na gestão
Últimas notícias

Turismo de Itamaracá sob suspeita: secretária expõe falta de transparência na gestão

A polêmica envolvendo a Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos de Itamaracá ganhou novos contornos e expôs uma grave crise de confiança dentro da gestão municipal. A secretária da pasta, Lia de Itamaracá, trouxe a público aquilo que muitos já suspeitavam: o turismo e a cultura da ilha estariam sendo conduzidos de forma obscura, sem transparência e sem diálogo interno.

Segundo nota divulgada, desde que assumiu o cargo em janeiro, Lia não foi convidada para participar de reuniões ou decisões relacionadas às áreas que deveria comandar. Na prática, a secretária nunca teve autonomia para executar políticas públicas de cultura e turismo, ficando à margem das decisões da Prefeitura.

O desgaste se intensificou com a organização da Abertura do Verão 2025, marcada para os dias 5 a 7 de setembro. A secretária recusou-se a assinar documentos de contratação de bandas e artistas, já que não participou de qualquer debate ou autorização prévia. O evento, anunciado pela gestão municipal, inclui nomes como Molejo, Patusco e Conde Só Brega, mas todo o processo de escolha e pagamento foi conduzido sem a chancela da titular da pasta.

Em sua defesa, Lia relatou que, mesmo após sete meses de insistência, só conseguiu indicar parte da sua equipe após forte resistência do prefeito Paulo Galvão (PSDB), que insistia em colocar pessoas de sua confiança, porém sem experiência na área cultural. Além disso, questionamentos sobre os valores pagos às bandas foram simplesmente ignorados pela Prefeitura.

A crise é tamanha que a própria secretária solicitou o desmembramento da pasta e a criação de uma Secretaria Independente de Cultura, com o objetivo de ter mais autonomia e evitar ingerências políticas.

Esse episódio deixa claro que a gestão do turismo e da cultura de Itamaracá carece de transparência, diálogo e respeito institucional. Quando a própria secretária expõe publicamente os entraves internos, é sinal de que a falta de clareza pode estar comprometendo a credibilidade das ações da Prefeitura e colocando em xeque o futuro de eventos e investimentos estratégicos para o município.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

DURANTE LIVE NA INTERNET, EDUARDO MOURA IMPEDE QUE ADOLECENTE SE ATIRASSE DA PONTE DUARTE COELHO

O vereador do Recife, Eduardo Moura (NOVO), realizou nessa terça-feira (16) a...

Igarassu promove vacinação contra a bronquiolite

A prefeitura de Igarassu, através da Secretaria de Saúde anunciou nesta segunda-feira...

Greve dos Correios: categoria aprova paralisação em sete estados

Sindicatos que representam os trabalhadores dos Correios em São Paulo, Minas Gerais,...