quinta-feira , 5 fevereiro 2026
Lar Últimas notícias TJPE suspende indicação de Júnior Matuto para CPI da Publicidade na Alepe
Últimas notícias

TJPE suspende indicação de Júnior Matuto para CPI da Publicidade na Alepe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu a indicação do deputado estadual Júnior Matuto (PRD) para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Publicidade, que investigará contratos firmados pelo governo estadual. A decisão liminar foi concedida nesta sexta-feira (22) pelo juiz Sérgio Paulo Ribeiro da Silva, da 20ª Vara Cível da Capital.

A medida atende a uma ação movida pelo deputado Joãozinho Tenório (PSB), que era o líder da bancada do PSB até migrar para o PRD. Segundo ele, a mudança na liderança da sigla ocorreu de forma irregular, sem que tivesse a oportunidade de se manifestar ou contestar a decisão. A defesa do parlamentar afirmou que a comunicação da troca foi feita de surpresa, na véspera da instalação da CPI.

De acordo com o magistrado, o PRD desrespeitou as regras do estatuto partidário ao alterar a liderança sem seguir os trâmites internos. A decisão prevê multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

O movimento que resultou na escolha de Júnior Matuto deu maioria à oposição dentro da CPI, já que outros dois deputados do PSB, Diogo Moraes e Waldemar Borges, migraram para o PSDB e MDB, respectivamente. Moraes chegou a ser indicado presidente do colegiado, mas sua escolha também foi suspensa judicialmente na quinta-feira (21).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ciro Gomes se reúne com Centrão para tentar enfraquecer PT no Ceará em 2026

Pré-candidato ao Governo do Ceará, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) iniciou articulações...

Flávio Bolsonaro avalia lançar Nikolas Ferreira ao Governo de Minas, dizem aliados

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), avalia...