Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa do Japão nesta segunda-feira (8), levando o governo a emitir alertas de tsunami e ordens de evacuação para regiões no norte e no leste do país.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro ocorreu no mar, a aproximadamente 80 quilômetros da cidade de Misawa, na região de Aomori, em uma profundidade de 50 quilômetros, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.
As autoridades japonesas alertaram que ondas de até três metros podem atingir as áreas costeiras e determinaram evacuação imediata para as populações de Hokkaido, Aomori e Iwate.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico informou que o tremor gera risco de ondas perigosas em um raio de até 1.000 quilômetros ao redor do epicentro, o que inclui parte da costa sudeste da Rússia.
Considerado um dos tremores mais fortes registrados no Japão nos últimos dois anos, o fenômeno mantém as autoridades em estado de atenção máxima, recomendando que moradores e visitantes permaneçam afastados do litoral até que todos os alertas sejam oficialmente suspensos.


Deixe um comentário