O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem procurado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a possibilidade de aprovação de uma proposta de anistia que beneficie os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com informações divulgadas pela imprensa, as conversas foram confirmadas por magistrados do STF e por interlocutores ligados ao governo paulista. O objetivo das tratativas é construir um caminho jurídico que permita a concessão de perdão às penas.
A iniciativa de Tarcísio ocorre em meio à avaliação de aliados de Bolsonaro de que, mesmo que o Congresso aprove um projeto de anistia, existe o risco de o STF declarar a medida inconstitucional. Por isso, a movimentação do governador busca sondar a posição dos ministros da Corte sobre o tema e avaliar se há espaço para avançar com a proposta.
A articulação de Tarcísio, um dos nomes mais próximos a Bolsonaro, reforça sua posição como figura central na interlocução política do ex-presidente e seus apoiadores diante do Judiciário.
Deixe um comentário