quarta-feira , 24 setembro 2025
Lar Últimas notícias STF reage a sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes
Últimas notícias

STF reage a sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

(Brasília - DF, 16/08/2022) Solenidade de Posse dos Ministros Alexandre de Moraes e Enrique Ricardo Lewandowski nos cargos de Presidente e Vice-Presidente do TSE. Foto: Isac Nóbrega/PR

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (1º), às 10h, as sessões plenárias após o recesso de julho, em meio a uma crise diplomática. A sessão será marcada pelo primeiro pronunciamento conjunto dos ministros após o governo de Donald Trump, presidente dos EUA, anunciar sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky — legislação que permite punir estrangeiros acusados de violar direitos humanos.

Além de Moraes, devem se pronunciar o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o decano Gilmar Mendes. A expectativa gira também em torno da posição de ministros como Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux, que não foram alvo da primeira sanção e evitaram manifestações públicas de solidariedade.

As sanções incluem o bloqueio de contas e ativos nos EUA, proibição de entrada no país e restrição a transações com empresas americanas. No entanto, segundo apuração da Agência Brasil, Moraes não possui bens nem costuma viajar aos Estados Unidos, o que reduz o efeito prático da medida.

Essa é a segunda sanção contra o ministro imposta pelo governo Trump. A primeira, em 18 de julho, foi a revogação de vistos de Moraes, seus familiares e “aliados na Corte”, anunciada pelo secretário de Estado, Marco Rubio.

As ações seriam uma retaliação à abertura de inquérito por Moraes contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de articular com autoridades americanas medidas contra o STF e o governo brasileiro.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Michelle Bolsonaro afirma que pode se candidatar em 2026: “Pronta para fazer o que Deus me pedir”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) declarou que poderá disputar as eleições de...

Governo de Pernambuco divulga convocação de Seleção Pública para 1.232 profissionais da saúde

Em mais uma ação de reforço na saúde, o Governo de Pernambuco...

Projeto de lei propõe punir flanelinhas por extorsão com até oito anos de prisão

O Projeto de Lei 239/25, em análise na Câmara dos Deputados, propõe...