quarta-feira , 10 dezembro 2025
Lar Política Raquel Lyra (PSD) surpreende com avanço na Região Metropolitana enquanto João Campos (PSB) enfrenta desgaste político
Política

Raquel Lyra (PSD) surpreende com avanço na Região Metropolitana enquanto João Campos (PSB) enfrenta desgaste político

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), vem surpreendendo analistas políticos com o avanço de sua aprovação e presença na Região Metropolitana do Recife (RMR). Após consolidar uma liderança sólida no Sertão e no Agreste, onde tem hoje uma das melhores avaliações de gestão do Nordeste, Raquel inicia uma curva de crescimento consistente também nos principais municípios da Grande Recife — movimento que começa a reposicionar o cenário eleitoral de 2026.

Esse avanço é resultado de uma estratégia técnica e bem estruturada, baseada na entrega de obras, fortalecimento de bases políticas e parcerias com prefeitos da região metropolitana. Desde o segundo semestre de 2025, o governo estadual tem intensificado ações em áreas essenciais como mobilidade, saneamento, saúde e segurança pública, com destaque para Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho, onde a presença do Estado passou a ser mais perceptível.

Enquanto isso, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal adversário de Raquel Lyra e até então com força dominante na região metropolitana, começa a enfrentar sinais de desgaste político. Analistas apontam dois fatores principais para esse cenário.

O primeiro é o crescimento da governadora na região, impulsionado pelo volume de entregas e pela visibilidade das ações do Estado. O segundo é a suposta pré-candidatura do vereador Eduardo Moura (Novo), que tem atraído parte do eleitorado jovem e mais crítico, antes alinhado a João Campos, contribuindo para uma leve erosão em sua base política.

A avaliação é de que Raquel Lyra vem convertendo eficiência administrativa em capital político, ampliando sua competitividade para 2026. O movimento de expansão simultânea no Sertão, Agreste e agora na Região Metropolitana coloca a governadora em posição estratégica de vantagem.

Com uma imagem de gestora técnica e focada em resultados, Raquel se consolida como liderança estadual com presença crescente também nos grandes centros urbanos, enquanto João Campos precisa recalibrar sua estratégia para conter o desgaste e manter relevância fora da capital.

Se mantiver o ritmo de obras, entregas e alianças políticas, Raquel Lyra tende a entrar no último ano de mandato em seu melhor momento político, alterando significativamente o equilíbrio de forças no tabuleiro eleitoral pernambucano.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Coluna da Terça-feira: Raquel solta indireta de “tiro certeiro” e João Campos finge que não era com ele

Eita que Pernambuco não é para amadores! Durante o 18º Encontro de...

Coluna da Segunda-feira: Quem está ganhando o final de semana?

O fim de semana foi de muita movimentação política no interior de...

Coluna da Quinta-Feira – Portal das Cidades PE

A semana política em Pernambuco foi, mais uma vez, um verdadeiro baile...

Coluna da terça-feira: oposição sem bala na agulha contra Raquel

Dias difíceis para a oposição à governadora Raquel Lyra (PSD). O que...