O Partido Liberal (PL) desembolsou R$ 3,3 milhões em fretamento de jatinhos para o deputado federal Nikolas Ferreira (MG) ao longo de 2024. Embora não tenha disputado cargo eletivo nas últimas eleições municipais, o parlamentar foi um dos principais cabos eleitorais da sigla em várias capitais do país.
Os dados foram obtidos pelo portal Metrópoles após o fechamento da prestação de contas do partido, presidido por Valdemar Costa Neto, no dia 30 de junho deste ano.
De acordo com os documentos, os voos ocorreram entre os dias 11 de setembro e 25 de outubro de 2024, período de maior intensidade da campanha eleitoral. Ao todo, foram 14 deslocamentos de Nikolas custeados pelo PL. Em dois deles, sua esposa, Lívia Orletti, também constava na lista de passageiros, além de assessores e seguranças do parlamentar.
Além de Nikolas, o PL também financiou deslocamentos em jatos para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, e para o senador Marcos Pontes (SP). No caso do deputado mineiro e de Michelle, os voos foram usados principalmente em agendas políticas em São Paulo. Há registros de passagens pelo aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, e em Jundiaí.
Nas eleições de 2024, Nikolas Ferreira teve papel de destaque em campanhas pelo país. No primeiro turno, atuou em dez capitais, ajudando o PL a chegar à segunda rodada em sete delas: Cuiabá (MT), Belém (PA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Palmas (TO). Em Rio Branco (AC), o partido venceu já no primeiro turno. As derrotas ficaram para Rio de Janeiro e São Paulo, onde Nikolas apoiou o coach Pablo Marçal (PRTB).
Procurada, a assessoria de imprensa do deputado ainda não se pronunciou sobre os gastos. O espaço segue aberto para manifestação.
Deixe um comentário