A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira (27) uma operação para apurar um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo fraudes em licitações na área da saúde. Um dos alvos da investigação é o prefeito de Mossoró (RN), Allyson Bezerra (União Brasil).
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal encontrou dinheiro em espécie escondido dentro de uma caixa de isopor na residência de um empresário investigado. O valor apreendido não foi divulgado oficialmente até o momento. Medicamentos também foram recolhidos pelos agentes.
Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão em municípios do Rio Grande do Norte. A operação também prevê medidas cautelares, além do bloqueio e da preservação de bens ligados aos investigados.
Segundo as investigações, empresas sediadas no estado firmaram contratos com prefeituras de diferentes regiões do país para o fornecimento de insumos destinados à rede pública de saúde. Auditorias da CGU identificaram irregularidades graves na execução desses contratos.
Entre os problemas apontados estão indícios de materiais que não teriam sido entregues, fornecimento de produtos fora das especificações contratuais e valores superfaturados, acima dos praticados no mercado.
As suspeitas surgiram após a análise de documentos fiscais, relatórios técnicos e cruzamento de dados administrativos, que apontaram inconsistências recorrentes nos contratos investigados.
A Polícia Federal informou que a investigação segue em andamento. Os envolvidos poderão responder por crimes como fraude em licitação, desvio de recursos públicos e organização criminosa, a depender do avanço das apurações.
Deixe um comentário