Os índices de violência em Pernambuco apresentaram nova retração em julho de 2025. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), o estado registrou queda de 13,8% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em comparação ao mesmo mês do ano passado, passando de 275 para 237 ocorrências.
Nos sete primeiros meses do ano, as forças de segurança realizaram 18.195 conduções em flagrante delito, abrangendo crimes de homicídio, tráfico de drogas, violência doméstica e crimes patrimoniais, além da apreensão de 3.508 armas.
Roubos a coletivos em queda
Outro destaque foi a redução dos roubos a coletivos, que caíram 50,8% em julho, com 29 casos registrados contra 59 no mesmo período de 2024. No acumulado de janeiro a julho, a queda foi de 7,3%.
A SDS atribui o resultado ao reforço da inteligência policial e à prisão de criminosos reincidentes.
Operações de segurança
A Operação Transporte Seguro, que conta com policiamento embarcado, mapeamento de áreas críticas e ações preventivas, teve papel importante nessa queda. Já a Operação Medina, intensificada em dias de jogos, feriados e finais de semana, ajudou a conter delitos como depredação de veículos e o perigoso “surf em ônibus”.
Recuperação de celulares
No mês de julho, 860 celulares roubados ou furtados foram recuperados, somando 5.529 aparelhos restituídos à população nos sete primeiros meses de 2025.
Crimes contra o patrimônio
No conjunto dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), houve retração de 4,3% em julho e de 3,7% no acumulado do ano, totalizando 3.591 casos. O resultado é o segundo melhor da série histórica para o mês, ficando atrás apenas de 2023.
Deixe um comentário