O Governo de Pernambuco está executando o maior programa da sua história voltado para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades. A iniciativa, que faz parte do Programa PE Acessível, busca qualificar e ampliar o cuidado especializado, especialmente na área da saúde, com mudanças estruturantes nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs).
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os atendimentos já começaram neste mês de agosto em três UPAEs do Estado. Pacientes passam a contar com uma equipe multiprofissional formada por neuropediatra, psicóloga, assistente social, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, garantindo diagnósticos completos, mais precisos e precoces.
Nesta semana, mais de 70 crianças já receberam atendimento nas UPAEs de Abreu e Lima, no Grande Recife; Palmares, na Mata Sul; e Ouricuri, no Sertão. Ainda em agosto, outras três unidades passarão a oferecer o serviço: Carpina, na Mata Norte; Caruaru, no Agreste; e Escada, na Zona da Mata.
O coordenador geral de Políticas Estratégicas para Pessoas com Deficiência, TEA e outras Neurodiversidades da SES-PE, Juno Albuquerque, destacou a importância do avanço:
“Só na área da saúde, estamos promovendo mudanças estruturantes para qualificar o cuidado ambulatorial especializado, especialmente nas nossas UPAEs”, afirmou.
Foto: Divulgação/SES-PE
Deixe um comentário