quinta-feira , 7 agosto 2025
Lar Últimas notícias Ossesio Silva é relator de projeto que atualiza a legislação trabalhista e garante mais agilidade à Justiça
Últimas notícias

Ossesio Silva é relator de projeto que atualiza a legislação trabalhista e garante mais agilidade à Justiça

Com relatoria do deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE), a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 1663/2022, que moderniza a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ao revogar dispositivos considerados ultrapassados e ao incorporar mecanismos digitais que facilitam a vida do trabalhador. A proposta segue agora para análise do Senado Federal.

“Esse projeto promove uma atualização da lei. Temos vários dispositivos da CLT que estão em desuso, obsoletos, e o objetivo é justamente dar mais agilidade à Justiça do Trabalho”, explicou Ossesio Silva. “Não estamos retirando direitos do trabalhador, muito pelo contrário: estamos limpando a legislação para que ela funcione melhor. Essa modernização facilita o acesso do cidadão à Justiça e ajuda o tribunal a trabalhar com mais eficiência. São normas antigas que já perderam o sentido e que agora serão revogadas”, explicou.

Um dos pontos mais debatidos em Plenário foi a aprovação de uma emenda que permite ao trabalhador cancelar digitalmente sua contribuição sindical. O texto prevê que o pedido possa ser feito por e-mail, por meio de aplicativos com autenticação digital ou por plataformas oficiais, como o Gov.br. Os sindicatos também deverão disponibilizar esse serviço em suas plataformas e terão até dez dias úteis para confirmar o pedido, sob pena de cancelamento automático. “Esse avanço garante mais controle ao trabalhador. Se alguém foi incluído indevidamente, agora poderá verificar com facilidade e cancelar a contribuição com apenas alguns cliques, sem burocracia e com total segurança”, defendeu o relator.

Além disso, o projeto reorganiza a estrutura da Justiça do Trabalho, transferindo as competências das antigas juntas de conciliação e julgamento, extintas há anos, para as varas trabalhistas. Segundo Ossesio, essa medida também tem caráter técnico e de atualização. “Essas juntas já não existem mais, mas ainda constavam na legislação. Era necessário corrigir isso”, destacou Ossesio Silva.

A proposta também elimina exigências ligadas à criação de sindicatos, como a autorização do ministro do Trabalho para a criação de sindicato nacional.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Mirella prestigia festa do Padroeiro de Olinda

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), acompanhou, nesta quarta-feira (06/08), a...

Protagonismo : Prefeitura de Igarassu é destaque em 1º lugar na pesquisa do TCE sobre compromisso com a alfabetização

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou, nesta quarta-feira (06), que...

Prefeita Elcione prestigia expansão da Heineken ao lado da governadora Raquel Lyra

A prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos, participou nesta quarta-feira (06), ao...