Últimas notícias
Governo prevê salário mínimo de R$ 1.631 em 2026

Foto: Divulgação
Narração da matéria
2 min de leituraOuça esta reportagem no seu ritmo
Português brasileiro, com pausas naturais entre frases e parágrafos.
0%
O Projeto da Lei Orçamentária de 2026, enviado pelo governo ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (29), trouxe a previsão de que o salário mínimo no próximo ano será de R$ 1.631. O valor é R$ 1 a mais do que o estipulado anteriormente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fixava o piso em R$ 1.630.
O reajuste representa um aumento nominal de 7,28% em relação ao salário mínimo atual, que é de R$ 1.518 em 2025. A alta segue a regra de valorização aprovada no fim de 2023, que limita o crescimento do salário mínimo a até 2,5% acima da inflação do ano anterior.
Como foi feito o cálculo
Segundo as projeções, o salário mínimo de 2026 considera dois fatores:
Na soma, o reajuste poderia chegar a 8,18%, mas a regra limita o aumento a 2,5% acima da inflação. Por isso, o reajuste final ficou em 7,28%, resultando no valor de R$ 1.631.
Possível revisão em dezembro
O governo ressalta que o valor final do salário mínimo para 2026 poderá ser reajustado para cima, caso o INPC acumulado até novembro supere a expectativa atual. Nesse cenário, uma mensagem modificativa será enviada ao Congresso no início de dezembro, atualizando o valor definitivo.
O salário mínimo é referência para milhões de trabalhadores, aposentados e beneficiários de programas sociais em todo o país, e seu reajuste tem impacto direto nas contas públicas e no poder de compra da população.
O reajuste representa um aumento nominal de 7,28% em relação ao salário mínimo atual, que é de R$ 1.518 em 2025. A alta segue a regra de valorização aprovada no fim de 2023, que limita o crescimento do salário mínimo a até 2,5% acima da inflação do ano anterior.
Como foi feito o cálculo
Segundo as projeções, o salário mínimo de 2026 considera dois fatores:
- a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulada em 12 meses até novembro de 2025, estimada em 4,78%;
- o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, calculado em 3,4%.
Na soma, o reajuste poderia chegar a 8,18%, mas a regra limita o aumento a 2,5% acima da inflação. Por isso, o reajuste final ficou em 7,28%, resultando no valor de R$ 1.631.
Possível revisão em dezembro
O governo ressalta que o valor final do salário mínimo para 2026 poderá ser reajustado para cima, caso o INPC acumulado até novembro supere a expectativa atual. Nesse cenário, uma mensagem modificativa será enviada ao Congresso no início de dezembro, atualizando o valor definitivo.
O salário mínimo é referência para milhões de trabalhadores, aposentados e beneficiários de programas sociais em todo o país, e seu reajuste tem impacto direto nas contas públicas e no poder de compra da população.
Notícias pelo WhatsApp
Receba notícias exclusivas do Portal no seu canal.
Participe da conversa
Você precisa estar logado para deixar um comentário e interagir com outros leitores.
Artigos Recentes

Últimas notícias
RAQUEL LYRA PROMOVE REFORMA NA CASA CIVIL E EXONERA ALIADOS LIGADOS A ANDERSON FERREIRA EM PERNAMBUCO
11/7/2026
Últimas notícias
PDT aprova articulação para formar federação com Solidariedade, PRD e Avante e busca aproximação com PSB
11/7/2026
Últimas notícias
Paulista convoca sociedade civil para eleição do Conselho de Segurança Alimentar
11/6/2026
Últimas notícias
Mirella inicia mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Olinda
11/6/2026Categorias
36Leituras Relacionadas
Últimas notícias

RAQUEL LYRA PROMOVE REFORMA NA CASA CIVIL E EXONERA ALIADOS LIGADOS A ANDERSON FERREIRA EM PERNAMBUCO
Redação Portal das Cidades PEÚltimas notícias

PDT aprova articulação para formar federação com Solidariedade, PRD e Avante e busca aproximação com PSB
Redação Portal das Cidades PEÚltimas notícias





