quarta-feira , 24 setembro 2025
Lar Últimas notícias Ministério da Saúde atende solicitação de Eduardo e Lula da Fonte para reduzir idade de mamografias pelo SUS
Últimas notícias

Ministério da Saúde atende solicitação de Eduardo e Lula da Fonte para reduzir idade de mamografias pelo SUS

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte celebraram a redução da idade mínima dos 50 para os 40 anos, para exames de mamografia através do SUS. Os deputados haviam solicitado ao Ministério da Saúde a redução da idade mínima para a realização gratuita de mamografias, devido ao elevado índice de crescimento da doença, a partir dos 40 anos.
O pedido foi acatado pelo Ministério da Saúde, que anunciou nesta terça-feira (23), a ampliação do acesso ao exame. A decisão atende a uma demanda antiga de entidades médicas e dos parlamentares que defendem o diagnóstico precoce como a principal forma de reduzir a mortalidade por câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 74 mil novos casos da doença em 2025, e quase um quarto deles afeta mulheres entre 40 e 49 anos.

“Essa é uma vitória muito importante. O nosso pedido foi atendido e, a partir de agora, milhares de mulheres terão acesso ao exame mais cedo. Isso salva vidas e mostra que as políticas públicas tem que estar a serviço da população”, afirmou Lula da Fonte.

Atualmente, a legislação brasileira (Lei nº 11.664/2008 e Portaria nº 61/2015) garantia a mamografia gratuita apenas para mulheres entre 50 e 69 anos. Com a decisão do Ministério da Saúde, o Brasil avança em linha com recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia e de órgãos internacionais, que orientam a realização do exame já a partir dos 40 anos.

Com essa medida, Eduardo e Lula da Fonte reforçam ainda mais seu compromisso em defender mais políticas públicas de prevenção e cuidado integral da saúde da mulher, fortalecendo o SUS como referência de acesso universal.

É importante destacar a luta dos deputados para ofertar uma saúde digna e de qualidade aos pernambucanos, destinando recursos importantes para instituições, como o Hospital do Câncer, IMIP, Oswaldo Cruz, Instituto do Câncer Infantil do Agreste, Hospital do Câncer do Sertão, Hospital da Restauração, entre outros.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Michelle Bolsonaro afirma que pode se candidatar em 2026: “Pronta para fazer o que Deus me pedir”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) declarou que poderá disputar as eleições de...

Governo de Pernambuco divulga convocação de Seleção Pública para 1.232 profissionais da saúde

Em mais uma ação de reforço na saúde, o Governo de Pernambuco...

Projeto de lei propõe punir flanelinhas por extorsão com até oito anos de prisão

O Projeto de Lei 239/25, em análise na Câmara dos Deputados, propõe...

Jovem morta em motel em Paulista era manicure e morava em Olinda

A jovem Júlia Ramilly Duarte, de 20 anos, foi encontrada morta na...