O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira, 13 de outubro, no Vaticano, com o papa Leão XIV.
Em publicação feita em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Lula relatou ter conversado com o pontífice sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.
O presidente destacou ter parabenizado o papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te, que trata da importância de unir fé e amor ao próximo, especialmente aos mais pobres.
“Parabenizei o santo padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu Lula.
Durante o encontro, Lula também afirmou ter relatado ao pontífice sua “relação de extrema proximidade” com importantes líderes religiosos brasileiros, citando nomes históricos como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Pedro Casaldáliga e o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler.
De acordo com o presidente, o diálogo reforçou o compromisso comum entre Brasil e Vaticano em torno de temas como combate à desigualdade, justiça social e solidariedade entre os povos.
Deixe um comentário