O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a postura do governo dos Estados Unidos em relação ao Brasil. Em entrevista à TV Record de Minas Gerais, nesta quinta-feira (28), o petista afirmou que não existe disposição da Casa Branca para abrir negociações diretas, apesar de sua vontade em dialogar.
Segundo Lula, o problema não está do lado brasileiro. “Ninguém pode dizer que eu não quero negociar, o problema é que os americanos não querem. Tenho três ministros tops para isso, mas ninguém de lá quer conversar. Porque o presidente americano se acha dono do planeta”, disparou.
O petista reforçou que não pretende “mendigar” um encontro com Donald Trump. “Um homem que anda de cabeça erguida, tem dignidade, não rasteja diante de outro homem. O dia que o Trump quiser, eu estarei pronto para conversar. Mas ele nem carta para mim mandou. Na hora que ele quiser, o ‘Lulinha paz e amor’ está pronto, mas não pensem que o Lula vai ficar mendigando uma conversa não”, disse.
As declarações acontecem em meio ao aumento da tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos, motivada pela tarifação anunciada por Trump. Lula destacou ainda que escalou ministros de peso para tratar do tema — Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços), Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) —, mas até o momento não houve abertura por parte de Washington.
O impasse reforça o clima de incerteza nas relações bilaterais e sinaliza que o governo brasileiro pretende manter a postura firme diante das imposições norte-americanas.
Deixe um comentário