terça-feira , 9 setembro 2025
Lar Últimas notícias Ex-ministro Carlos Lupi admite falhas do INSS em escândalo de descontos irregulares em aposentadorias
Últimas notícias

Ex-ministro Carlos Lupi admite falhas do INSS em escândalo de descontos irregulares em aposentadorias

O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta segunda-feira (8) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS que o governo federal já monitorava denúncias de possíveis irregularidades nas aposentadorias desde 2023. Segundo ele, as queixas chegavam ao Ministério por meio da ouvidoria e da plataforma Meu INSS, mas não havia clareza sobre a dimensão da fraude.

“Nunca tivemos a capacidade de dimensionar o tamanho, o volume que esses criminosos fizeram no INSS. Isso só foi possível depois que a Polícia Federal investigou para valer, quando ela não arquivou”, declarou Lupi.

O ex-ministro ressaltou ainda que a Polícia Federal já havia aberto investigações semelhantes em 2016 e 2020, mas ambas foram arquivadas. Ele garantiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só tomou conhecimento das irregularidades no dia da operação conjunta da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU), que revelou os descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas.

Na CPMI, Lupi reconheceu que a instrução normativa criada pelo INSS em 2024 para definir critérios de descontos de mensalidades associativas em benefícios previdenciários não teve o efeito esperado pelo governo.

“Falhamos em ter uma ação mais enérgica do INSS para coibir”, admitiu.

Lupi esteve à frente do Ministério da Previdência entre 2023 e 2025 e pediu demissão em maio deste ano, após a deflagração da operação. Ele reforçou que não foi denunciado nem citado nas investigações.

“Errar é humano e eu posso ter errado várias vezes, mas má-fé eu nunca tive. Acobertar desvios nunca fiz na minha vida. Pode ter alguém que tenha lutado tanto pelos aposentados quanto eu, mas não tem não”, completou.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Aluízio Camilo participa de planejamento do OLMP-MNLM em Paulista e reforça compromisso com as lutas populares

No último sábado (6), o líder popular Aluízio Camilo esteve presente no...

Gastos com viagens de pessoas sem cargo no Executivo crescem 213% no governo Lula

O governo federal registrou um aumento expressivo nas despesas com viagens de...

STF retoma julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9) o julgamento do...