O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou nesta sexta-feira (1º) sobre a recente imposição de uma tarifa de 50% a produtos brasileiros. Apesar de não entrar em detalhes sobre a medida, Trump fez duras críticas à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”.
Mesmo com o tom crítico, Trump ressaltou que “ama o povo do Brasil”, tentando separar sua insatisfação com o governo da relação com os brasileiros.
Questionado sobre a possibilidade de abrir diálogo direto com Lula para resolver o impasse, Trump respondeu que está aberto a conversas. “Ele pode falar comigo quando quiser”, disse o republicano, demonstrando disposição para retomar as negociações entre os dois países.
O clima entre Brasil e Estados Unidos azedou após a taxação ser vista pelo governo brasileiro como um gesto hostil da Casa Branca. Desde então, o Palácio do Planalto tem feito esforços para reabrir canais de comunicação com Washington, mas sem avanços concretos até o momento.
A tensão comercial coloca em risco setores importantes da economia brasileira, que dependem da exportação para os EUA, e evidencia a fragilidade do relacionamento diplomático entre as duas nações.
Deixe um comentário