sexta-feira , 6 fevereiro 2026
Lar Últimas notícias Com nome limpo, Raquel Lyra tem pedido de impeachment arquivado por Álvaro Porto
Últimas notícias

Com nome limpo, Raquel Lyra tem pedido de impeachment arquivado por Álvaro Porto

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu arquivar o pedido de impeachment apresentado contra a governadora Raquel Lyra. A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, após acolher integralmente o parecer nº 060/2026 da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa.

De acordo com a Procuradoria, o pedido protocolado pelo deputado Romero Albuquerque (União Brasil) não apresentou os pressupostos técnico-jurídicos necessários para a admissibilidade, conforme determina a Constituição Federal e a Lei nº 1.079/1950, que regula os crimes de responsabilidade. Com isso, o arquivamento foi determinado ainda na fase preliminar do processo.

Em nota, Álvaro Porto destacou que a decisão não analisou o mérito da denúncia, limitando-se aos aspectos formais e jurídicos exigidos para o recebimento de um pedido de impeachment. Segundo ele, trata-se de uma medida que visa preservar a segurança jurídica, a racionalidade do processo político-constitucional e o caráter excepcional do instrumento do impeachment.

A decisão será publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo, reforçando que o arquivamento não configura qualquer juízo definitivo sobre os fatos narrados. A Presidência da Alepe esclareceu ainda que eventuais denúncias ou irregularidades administrativas podem ser apuradas pelos órgãos competentes de controle e fiscalização, inclusive no âmbito da própria Assembleia.

No pedido arquivado, o parlamentar alegava suposta ausência de fiscalização sobre a empresa Logo Caruaruense, de propriedade da família da governadora. No entanto, conforme o parecer jurídico, os elementos apresentados não foram suficientes para justificar a abertura do processo de impeachment.

Com o arquivamento, a Assembleia Legislativa reafirma que a governadora Raquel Lyra não possui impedimentos legais, mantendo seu nome limpo e afastando qualquer avanço do pedido no campo político-institucional.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lula admite excluir PSB de chapa à reeleição em meio à busca por dobradinha com MDB ao Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu pela primeira vez a...

Datafolha em PE: Lula tem 55% contra Tarcísio e 54% contra Flávio Bolsonaro nos cenários testados

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6) pelas rádios CBN Recife, CBN Caruaru...

Datafolha: aprovação positiva de Raquel Lyra chega a 61% em Pernambuco

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada em fevereiro de 2026, mostra avanço...

De 52% para 47%: João Campos cai 5 pontos enquanto Raquel Lyra sobe de 30% para 35% em nova pesquisa pelo Governo de Pernambuco

A comparação entre duas pesquisas do instituto Datafolha realizadas em momentos distintos...