A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), deu um duplo troco político no prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao filiar ao PSD os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (ex-PL), e de Camaragibe, Diego Cabral (ex-Republicanos), dois dos principais municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com a movimentação, Raquel oficializa a presença dos dois gestores em seu palanque político.
A filiação ocorre com pompa e circunstância na tarde desta segunda-feira (22), no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, em um evento marcado por forte presença de militância e pela participação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, reforçando o peso nacional da articulação.
O movimento de Raquel Lyra é visto como uma resposta direta ao prefeito João Campos, que, na semana passada, avançou sobre a base da governadora ao atrair o deputado estadual Fabrízio Ferraz (Solidariedade). Agora, Raquel não apenas amplia seu palanque, como atinge o coração político da RMR, região de forte influência do prefeito do Recife.
Com a chegada de Mano Medeiros e Diego Cabral, o PSD passa a contar com 74 prefeitos em Pernambuco, consolidando-se como o partido com maior número de gestores municipais no estado, ampliando capilaridade política e eleitoral.
Jaboatão dos Guararapes, com cerca de 490 mil eleitores, é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, atrás apenas do Recife, que possui cerca de 1,2 milhão de eleitores. Já Camaragibe, com quase 125 mil eleitores, figura entre os sete maiores colégios eleitorais do estado. A entrada dos dois prefeitos fortalece significativamente o projeto político da governadora na Região Metropolitana.
Além de atingir João Campos, a articulação também impacta diretamente o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, aliado do prefeito do Recife e pré-candidato ao Senado. Com a saída de Diego Cabral, o Republicanos, partido presidido por Sílvio Costa Filho em Pernambuco, perde um importante cabo eleitoral na RMR.
A movimentação vinha sendo construída nos bastidores. Neste domingo (21), a governadora Raquel Lyra publicou em suas redes sociais o registro de um café da manhã realizado no sábado, no Palácio do Campo das Princesas, com Mano Medeiros e Diego Cabral, ao lado do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. Oficialmente, o encontro tratou do “desenvolvimento e do fortalecimento das parcerias entre os municípios e o Governo do Estado”.
Na prática, o encontro antecipou o tom político da filiação da dupla ao PSD, marcada simbolicamente para 15h55, em referência ao número do partido.
Com a movimentação, Raquel Lyra sinaliza que, mesmo enfrentando desvantagem nas pesquisas de intenção de voto, segue ampliando sua base política, avançando sobre territórios estratégicos e mostrando força na disputa direta com João Campos pelo comando de Pernambuco.


Deixe um comentário