Um tripulante filipino de 38 anos foi resgatado em uma operação de emergência realizada pela Marinha do Brasil após apresentar fortes dores abdominais enquanto trabalhava em um navio-tanque de bandeira da Libéria em alto-mar. O homem foi levado para o Recife, onde recebeu atendimento médico especializado.
De acordo com a Marinha, a embarcação seguia viagem entre o porto de Dhamra, na Índia, e o porto de Calcasieu Pass, nos Estados Unidos, quando o tripulante começou a passar mal. Após uma avaliação médica remota realizada pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste), foi determinada a necessidade de uma evacuação aeromédica (EVAM).
No momento da operação, o navio estava a aproximadamente 774 quilômetros da costa pernambucana. A embarcação foi orientada a seguir em direção ao litoral para facilitar o resgate, enquanto a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Salvamento Aeronáutico (Salvaero Recife), enviou uma aeronave para retirar o tripulante do navio.
Após o pouso no Recife, o paciente foi recebido por uma ambulância disponibilizada pela agência marítima responsável pela embarcação no Brasil e encaminhado ao Hospital Jayme da Fonte, na Zona Norte da capital pernambucana, onde permaneceu sob cuidados médicos.
A ação conjunta entre a Marinha do Brasil e a FAB garantiu um atendimento rápido ao tripulante, reforçando a importância da estrutura de busca e salvamento para ocorrências médicas em alto-mar.
Deixe um comentário