O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) oficializou a retirada das etapas de baliza e rampa no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. A mudança já está em vigor em todo o Estado e segue as novas diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A atualização faz parte do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), publicado recentemente, que redefine critérios e etapas da avaliação prática para candidatos à habilitação. Em Pernambuco, a dispensa dessas etapas passou a valer a partir do dia 12 de fevereiro, coincidindo com o lançamento do novo padrão da “CNH do Brasil” no Estado.
O que muda na prática
Com a alteração, os candidatos avaliados a partir da nova data deixam de realizar as provas específicas de baliza e rampa, passando a ser submetidos ao novo formato de avaliação prática, que prioriza outros critérios de direção e condução veicular.
Segundo o Detran-PE, apesar da redução nas etapas práticas, até o momento não houve alteração ou redução no valor das taxas cobradas para a realização do exame.
Flexibilização gera debate
A flexibilização do exame prático acompanha um movimento nacional que tem provocado debates no setor de educação de trânsito e formação de condutores. Especialistas discutem os impactos da medida na qualidade da formação dos novos motoristas, enquanto o governo federal defende a modernização e padronização dos processos.
Outra mudança que também chama atenção é a possibilidade de renovação automática e gratuita da CNH para motoristas classificados como “bons condutores”. Para ter direito ao benefício, o motorista não pode ter registrado infrações ou pontos na carteira nos últimos 12 meses e deve estar devidamente cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
As mudanças fazem parte de um pacote de atualizações que impactam diretamente o processo de habilitação em todo o país.
O Portal das Cidades PE segue acompanhando os desdobramentos e trará novas informações sobre o tema.
Deixe um comentário