O instituto Datafolha registrou nesta sexta-feira (30) a primeira pesquisa eleitoral de 2026 em Pernambuco. O levantamento será realizado entre os dias 2 e 5 de fevereiro, com 1.022 entrevistas presenciais em diferentes regiões do estado. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Além de medir o grau de satisfação da população com os governos federal e estadual, o estudo também vai avaliar intenções de voto para o Governo de Pernambuco e para o Senado Federal. A expectativa em torno da divulgação é alta, sobretudo em meio ao clima de acirramento político registrado nas últimas semanas, impulsionado por embates entre os principais grupos que devem disputar o pleito.
Governo de Pernambuco
Para o Palácio do Campo das Princesas, apenas quatro nomes foram incluídos no questionário:
- a atual governadora Raquel Lyra (PSD);
- o prefeito do Recife João Campos (PSB);
- o vereador do Recife Eduardo Moura (Novo);
- e o ex-vereador Ivan Moraes (PSOL).
Senado Federal
Já para o Senado, a pesquisa testa 10 possíveis pré-candidatos:
- Armando Monteiro (Podemos);
- Anderson Ferreira (PL);
- Eduardo da Fonte (PP);
- Fernando Dueire (MDB);
- Gilson Machado Neto;
- Humberto Costa (PT);
- Jô Cavalcanti (PSOL);
- Marília Arraes (SD);
- Miguel Coelho (UB);
- Silvio Costa Filho (Republicanos).
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-09595/2026 e foi contratada pela Rede Nordeste de Comunicação, por meio das rádios CBN e Mix, ao custo de R$ 115 mil.
A divulgação oficial dos resultados está prevista para quinta-feira (5) e deve servir como um importante termômetro inicial do cenário político pernambucano para as eleições de 2026.
Deixe um comentário