quarta-feira , 4 fevereiro 2026
Lar Últimas notícias 🚨 URGENTE | Desembargadores do TJPE revertem anulação e retomam processo sobre esquema de empreiteiras na Prefeitura do Recife; investigação contra a gestão de João Campos havia sido anulada por juiz pai do caso do fura-fila
Últimas notícias

🚨 URGENTE | Desembargadores do TJPE revertem anulação e retomam processo sobre esquema de empreiteiras na Prefeitura do Recife; investigação contra a gestão de João Campos havia sido anulada por juiz pai do caso do fura-fila

Screenshot

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a retomada do inquérito que investiga um suposto esquema de irregularidades envolvendo empreiteiras contratadas pela Prefeitura do Recife, durante a atual gestão do prefeito João Campos (PSB).

A decisão reverteu a anulação do processo que havia sido determinada anteriormente pelo juiz Rildo Vieira da Silva, que anulou todos os atos da investigação poucos dias após assumir a Vara de Crimes Contra o Patrimônio Público da Capital. À época, a medida incluiu a invalidação da operação de busca e apreensão “Barriga de Aluguel”, realizada em agosto.

O que está sendo investigado

Segundo os autos, as suspeitas envolvem:

  • Burla ao processo licitatório
  • Duplicidade de pagamentos por um mesmo serviço
  • Boletins de medição supostamente falsificados
  • Uso de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais
  • Enriquecimento ilícito e lavagem de capitais

As investigações apontam ainda que os indícios poderiam alcançar pessoas do núcleo familiar do prefeito, conforme relatado no inquérito.

Contratações sob suspeita

O esquema investigado envolve a contratação de empreiteiras para centenas de obras de manutenção predial em mais de 600 equipamentos públicos do Recife, abrangendo seis secretarias municipais da atual administração. Há indícios de que os desvios ultrapassem R$ 200 milhões.

De acordo com as apurações, uma empresa formalmente contratada, a Construtora Sinarco — sem sede ou filial em Pernambuco — teria sido utilizada como intermediária. Na prática, os contratos teriam sido executados por outras empresas do mesmo grupo empresarial, com amplo trânsito na gestão municipal.

Outras frentes de apuração

Além da retomada do inquérito na Justiça Estadual, o caso também está sob análise da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

A informação sobre a decisão dos desembargadores foi divulgada inicialmente pela Coluna do Estadão, e reforça o avanço das apurações sobre contratos firmados pela Prefeitura do Recife.

👉 A Prefeitura e os citados ainda não se manifestaram oficialmente sobre a decisão. O Portal das Cidades PE segue acompanhando o caso e mantém espaço aberto para esclarecimentos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ciro Gomes se reúne com Centrão para tentar enfraquecer PT no Ceará em 2026

Pré-candidato ao Governo do Ceará, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) iniciou articulações...

Flávio Bolsonaro avalia lançar Nikolas Ferreira ao Governo de Minas, dizem aliados

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), avalia...

Professora Elcione e secretário César Ramos realizam vistoria técnica em obras de Igarassu

A prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos, e o secretário de Governo,...