quinta-feira , 5 fevereiro 2026
Lar Últimas notícias Progresso assume linhas de ônibus após encerramento das atividades da Lago Caruaruense
Últimas notícias

Progresso assume linhas de ônibus após encerramento das atividades da Lago Caruaruense

Screenshot

A Auto Viação Progresso assumiu, neste sábado (24), as quatro linhas de ônibus que eram operadas pela Lago Caruaruense, empresa que encerrou oficialmente suas atividades após uma série de denúncias e questionamentos envolvendo fiscalização e gestão do sistema de transporte intermunicipal em Pernambuco.

As linhas assumidas pela Progresso são: Recife/Caruaru (executivo e convencional), Caruaru/Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru/Bezerros e Caruaru/São Caetano. A Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI) informou, por meio de nota, que será assinado um Termo de Autorização e Compromisso para garantir a continuidade do serviço e evitar prejuízos aos usuários.

Nas redes sociais, circularam vídeos que mostram o último dia de operação da Lago Caruaruense, com motoristas realizando um buzinaço ao conduzir os ônibus para a garagem da empresa pela última vez. As imagens repercutiram amplamente e simbolizaram o encerramento de um ciclo da transportadora.

Em nota oficial, a Lago Caruaruense afirmou que todos os funcionários receberão integralmente seus direitos trabalhistas, além de assegurar o pagamento dos tributos devidos.

Um relatório técnico da EPTI apontou que os veículos da empresa não passavam por inspeção desde 2022, apesar de a legislação exigir vistorias técnicas anuais. O dado reforçou as críticas à condução do sistema e aumentou a pressão sobre o Governo do Estado.

Na última quarta-feira (21), o Diário Oficial do Estado publicou a exoneração “a pedido” do então presidente da EPTI, Antônio Carlos Reinaux. Para o cargo, foi nomeado Yuri Coriolano, que ocupava a função de secretário-executivo da Casa Civil.

O caso também teve repercussão política. A denúncia motivou um pedido de impeachment da governadora Raquel Lyra, apresentado pelo deputado Romero Albuquerque (UB). O parlamentar argumenta que a governadora teria agido com interesses pessoais ao permitir que a Lago Caruaruense continuasse operando mesmo em situação considerada irregular, além de destacar que o Governo do Estado vinha subsidiando a transportadora.

O encerramento das atividades da Lago Caruaruense e a rápida substituição pela Auto Viação Progresso buscam garantir a normalidade do transporte intermunicipal, enquanto o episódio segue gerando desdobramentos administrativos e políticos em Pernambuco.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ciro Gomes se reúne com Centrão para tentar enfraquecer PT no Ceará em 2026

Pré-candidato ao Governo do Ceará, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) iniciou articulações...

Flávio Bolsonaro avalia lançar Nikolas Ferreira ao Governo de Minas, dizem aliados

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), avalia...