A Auto Viação Progresso assumiu, neste sábado (24), as quatro linhas de ônibus que eram operadas pela Lago Caruaruense, empresa que encerrou oficialmente suas atividades após uma série de denúncias e questionamentos envolvendo fiscalização e gestão do sistema de transporte intermunicipal em Pernambuco.
As linhas assumidas pela Progresso são: Recife/Caruaru (executivo e convencional), Caruaru/Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru/Bezerros e Caruaru/São Caetano. A Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI) informou, por meio de nota, que será assinado um Termo de Autorização e Compromisso para garantir a continuidade do serviço e evitar prejuízos aos usuários.
Nas redes sociais, circularam vídeos que mostram o último dia de operação da Lago Caruaruense, com motoristas realizando um buzinaço ao conduzir os ônibus para a garagem da empresa pela última vez. As imagens repercutiram amplamente e simbolizaram o encerramento de um ciclo da transportadora.
Em nota oficial, a Lago Caruaruense afirmou que todos os funcionários receberão integralmente seus direitos trabalhistas, além de assegurar o pagamento dos tributos devidos.
Um relatório técnico da EPTI apontou que os veículos da empresa não passavam por inspeção desde 2022, apesar de a legislação exigir vistorias técnicas anuais. O dado reforçou as críticas à condução do sistema e aumentou a pressão sobre o Governo do Estado.
Na última quarta-feira (21), o Diário Oficial do Estado publicou a exoneração “a pedido” do então presidente da EPTI, Antônio Carlos Reinaux. Para o cargo, foi nomeado Yuri Coriolano, que ocupava a função de secretário-executivo da Casa Civil.
O caso também teve repercussão política. A denúncia motivou um pedido de impeachment da governadora Raquel Lyra, apresentado pelo deputado Romero Albuquerque (UB). O parlamentar argumenta que a governadora teria agido com interesses pessoais ao permitir que a Lago Caruaruense continuasse operando mesmo em situação considerada irregular, além de destacar que o Governo do Estado vinha subsidiando a transportadora.
O encerramento das atividades da Lago Caruaruense e a rápida substituição pela Auto Viação Progresso buscam garantir a normalidade do transporte intermunicipal, enquanto o episódio segue gerando desdobramentos administrativos e políticos em Pernambuco.
Deixe um comentário