quinta-feira , 5 fevereiro 2026
Lar Últimas notícias Esposa de Alexandre de Moraes atua na defesa do Banco Master em processo enviado ao STF
Últimas notícias

Esposa de Alexandre de Moraes atua na defesa do Banco Master em processo enviado ao STF

Screenshot

O processo que envolve o Banco Master e o empresário Nelson Tanure foi remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF) após desdobramentos da Operação Compliance Zero. Apesar de aparecer como parte interessada, o Banco Master não figura como investigado no inquérito.

A remessa do caso ao STF ocorreu a pedido da defesa de Tanure. Isso porque, ao oferecer a denúncia, o Ministério Público Federal (MPF) citou o Banco Master, o que, por obrigação processual, levou à abertura de apuração para verificar eventual conexão probatória entre os fatos investigados.

Após a deflagração da segunda fase da operação, a juíza responsável pelo caso na 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo declarou-se incompetente para julgar os fatos, justamente em razão da conexão com o Banco Master e da Reclamação nº 88.121, relatada pelo ministro Dias Toffoli no STF.

De acordo com informações divulgadas pelo portal Metrópoles, o escritório de advocacia da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, atua na defesa do Banco Master no processo. O banco aparece como parte interessada nos autos encaminhados ao Supremo.

O processo trata de denúncia contra o empresário Nelson Tanure no contexto da aquisição da Upcon Incorporadora S/A pela Gafisa, entre os anos de 2019 e 2020. A acusação envolve suposta prática de insider trading, caracterizada pela negociação com uso de informações privilegiadas.

Ainda segundo o despacho que determinou o envio do caso ao STF, datado de 19 de janeiro, o Banco Master — que foi liquidado por decisão do Banco Central e é controlado pelo empresário Daniel Vorcaro — está representado no processo por Viviane Barci de Moraes e também pelos filhos do ministro Alexandre de Moraes, Alexandre Barci de Moraes e Giuliana Barci de Moraes, além de outros advogados do escritório.

O caso segue agora sob análise do Supremo Tribunal Federal, que deverá avaliar a competência, a existência de conexão probatória e os próximos encaminhamentos do processo.

📌 Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ciro Gomes se reúne com Centrão para tentar enfraquecer PT no Ceará em 2026

Pré-candidato ao Governo do Ceará, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) iniciou articulações...

Flávio Bolsonaro avalia lançar Nikolas Ferreira ao Governo de Minas, dizem aliados

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), avalia...