Pelo menos quatro municípios do Sertão de Pernambuco, que enfrentam atualmente um cenário de seca extrema, devem receber chuvas nos próximos dias. A previsão consta em boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (20), com validade até o próximo domingo (25).
As cidades citadas estão localizadas no extremo oeste do estado, na divisa com a Bahia e o Piauí. São elas: Afrânio, Dormentes, Petrolina e Santa Filomena. A expectativa de chuva traz esperança para a população da região, duramente afetada pela escassez hídrica.
De acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), alguns municípios já registraram volumes significativos de chuva nas últimas 12 horas. Rio Formoso, na Mata Sul, e Tacaratú, no Sertão, lideram os maiores acumulados, com 34,2 mm e 31,39 mm, respectivamente.
Outras cidades do Sertão também registraram precipitações, ainda que com menor intensidade: Petrolândia (19,73 mm), Itacuruba (17,81 mm) e Sertânia (15,15 mm). Já na Zona da Mata Sul, o município de Tamandaré aparece entre os maiores acumulados, com 18,44 mm.
As chuvas são monitoradas pelos órgãos oficiais e podem contribuir para amenizar os efeitos da estiagem em diversas regiões do estado.
Deixe um comentário