O PT (Partido dos Trabalhadores) continua liderando a preferência partidária dos brasileiros, de acordo com nova pesquisa Datafolha divulgada nesta semana. O levantamento aponta que 24% dos entrevistados citam o PT como sua sigla preferida, mantendo a liderança que o partido ocupa desde o fim da década de 1990.
Na segunda colocação aparece o PL (Partido Liberal), legenda associada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com 12% das menções. Este é o maior percentual já registrado pelo partido desde o início da série histórica do instituto, em 1989, indicando um crescimento consistente da sigla no cenário nacional.
Perfil dos eleitores
A pesquisa mostra que o PT é mais lembrado entre:
- Eleitores que votaram em Lula em 2022 (50%);
- Pessoas com ensino fundamental (31%);
- Moradores da região Nordeste (31%);
- Católicos (30%);
- Entrevistados que avaliam o STF como ótimo ou bom (48%).
Já o PL concentra maior apoio entre:
- Brasileiros com renda familiar de 5 a 10 salários mínimos (19%);
- Eleitores com ensino médio e superior (14% cada);
- Pessoas que avaliam o STF como ruim ou péssimo (30%);
- Eleitores que votaram em Bolsonaro na última eleição (29%).
Metodologia
O levantamento ouviu 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 113 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados reforçam a polarização política no Brasil e mostram que, embora o PT siga na liderança histórica, o PL vive seu melhor momento desde que passou a ser monitorado pelo Datafolha.
Deixe um comentário