A menos de um ano das eleições de 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua sendo o principal nome da oposição e aparece à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas simulações de primeiro e segundo turno divulgadas nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Gerp.
Mesmo inelegível por decisões judiciais, Bolsonaro teria 37% das intenções de voto, contra 36% de Lula no primeiro turno. Em um eventual segundo turno, o ex-presidente venceria o petista por 47% a 42%, consolidando uma vantagem de cinco pontos percentuais.
A pesquisa também testou outros nomes do campo da direita. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro surge como a principal alternativa do grupo, com 30% das intenções de voto, enquanto Lula teria 35% em confronto direto. Em um segundo turno entre os dois, Michelle teria 47%, contra 44% de Lula.
Outro nome testado foi o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que aparece com 21%, enquanto o atual presidente teria 33%. Em uma disputa direta, Tarcísio aparece tecnicamente empatado com Lula: 44% a 43%, respectivamente.
Quando questionados sobre quem deveria ser o sucessor político de Bolsonaro, 30% dos eleitores do ex-presidente preferem que ele indique Michelle Bolsonaro. Outros 24% citam Tarcísio de Freitas, 7% mencionam Eduardo Bolsonaro (PL), e 4%, Flávio Bolsonaro (PL). Já 25% dos apoiadores defendem que o capitão não indique nenhum nome.
O levantamento do Instituto Gerp ouviu 2 mil eleitores em todo o país entre os dias 1º e 5 de novembro de 2025, com margem de erro de 2,24 pontos percentuais e nível de confiança de 95,55%.


Deixe um comentário