quarta-feira , 4 fevereiro 2026
Lar Sem categoria MPPE reforça que pichações com sigla do Comando Vermelho no Grande Recife não indicam domínio de facções
Sem categoria

MPPE reforça que pichações com sigla do Comando Vermelho no Grande Recife não indicam domínio de facções

Em meio ao temor de moradores de algumas localidades do Grande Recife que vêm registrando pichações com as iniciais da facção carioca Comando Vermelho (CV) — alvo de uma megaoperação no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos na última terça-feira (28) —, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) reforçou que essas imagens não significam que áreas estejam sendo dominadas por criminosos.

“Essas pichações são feitas para a população se preocupar. É uma forma de propagar medo, intimidar. O fato de pichar não significa que a facção domina aquela área”,

afirmou o promotor Fabiano Beltrão, integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPPE.

A declaração reforça o posicionamento do comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Ivanildo Torres, que já havia confirmado na semana passada a existência de pichações em bairros como Nova Descoberta, Casa Amarela e Vasco da Gama, todos no Recife. Segundo ele, a PM atua imediatamente apagando as marcas e reforçando o policiamento, evitando que grupos criminosos imponham regras à população — como ocorre em comunidades dominadas no Rio.

O promotor Fabiano Beltrão reconheceu que há presença de integrantes de facções nacionais, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o próprio Comando Vermelho (CV), em Pernambuco, mas descartou que existam territórios dominados pelo crime organizado no Estado.

“A situação aqui é completamente distinta do Rio. Lá, 90% da capital é tomada por facções. Em Pernambuco, não há ocupação massiva desses grupos. Conseguimos mapear onde eles atuam para evitar o domínio de localidades”, completou Beltrão.

A posição foi endossada pelo promotor Edeilson Lins, que explicou que o MPPE possui um mapeamento atualizado das organizações criminosas e, por isso, vem reforçando investigações com a implantação de novas unidades do Gaeco no interior.

Somente em 2025, pelo menos 11 operações contra o crime organizado foram realizadas com a participação do Gaeco, resultando em prisões e apreensões em diversas regiões do Estado.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Prefeitura do Paulista realiza demolição de construção irregular na Praia do Janga

Em cumprimento a uma decisão da Justiça Federal, a Prefeitura do Paulista...

Governo de Pernambuco firma convênio para implementar Casas das Juventudes em 73 municípios

A governadora Raquel Lyra firmou convênio, nesta quinta-feira (11), com 73 municípios...