quarta-feira , 10 dezembro 2025
Lar Pesquisa Popularidade em alta: Raquel Lyra reduz vantagem de João Campos e muda o ritmo da disputa de 2026
Pesquisa

Popularidade em alta: Raquel Lyra reduz vantagem de João Campos e muda o ritmo da disputa de 2026

O Instituto França, sediado em Sergipe, divulgou na sexta-feira (17) o primeiro levantamento sobre a eleição de Pernambuco em 2026. O resultado mostra uma redução na diferença entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD), sinalizando que o trabalho da gestora começa a refletir positivamente na percepção do eleitorado.

De acordo com os números, João Campos aparece com 43,18% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 29,37%. Apesar de o prefeito ainda liderar, a distância entre ambos tem diminuído em relação a pesquisas anteriores. Na sequência aparecem Gilson Machado (PL) com 4,54%, Eduardo Moura (Novo) com 2,78% e Ivan Moraes (PSOL) com 1,59%. Outros 11,8% afirmaram que votarão em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, e 5,46% não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento ouviu 1.067 pessoas por telefone entre os dias 10 e 16 de outubro em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Quando questionados sobre quem acreditam que vencerá a eleição, 52,05% apontaram João Campos, enquanto 28,01% acreditam que a vencedora será Raquel Lyra. Gilson Machado foi citado por 2,55%, Eduardo Moura por 1,82% e Ivan Moraes por 0,85%. Outros 3,86% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 10,86% não souberam responder.

A tendência observada na pesquisa reforça que o trabalho da governadora em diversas áreas do estado, especialmente no interior, pode estar consolidando uma base política mais robusta e equilibrando o cenário eleitoral para 2026.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Raquel Lyra cresce e João Campos cai após crise com professores no Recife, aponta pesquisa Seta

Uma nova pesquisa do instituto Seta Inteligência, divulgada nesta terça-feira (13), revela...

Cenário eleitoral de Pernambuco é atualizado em nova pesquisa Simplex

Uma nova pesquisa realizada pela Simplex e divulgada no dia 27 de...

Favoritismo em queda: João Campos perde força enquanto Raquel Lyra dobra intenções de voto

Os novos dados da pesquisa Seta Inteligência revelam uma importante reviravolta no...

Além da queda de popularidade no Nordeste e entre aqueles com baixa renda, o Datafolha mostra uma erosão da percepção populacional sobre o governo Lula em outros segmentos caros ao petismo. Um exemplo é a parcela com escolaridade até o ensino fundamental, a queda na avaliação positiva foi de 15 pontos percentuais, passando de 53% para 38%. Ainda assim, o único grupo em que Lula tem avaliação positiva superior à negativa é o da população menos escolarizada, com uma margem de dez pontos. O petista também ainda aparece com avaliação positiva numericamente à frente entre os nordestinos, com vantagem de três pontos. Já os grupos em que a avaliação negativa do governo aparece com mais força são os que compreendem as três faixas de renda acima dos dois salários mínimos. Entre quem tem renda de 2 a 5 salários e de 5 a 10 salários, a avaliação ruim/péssima tem vantagem de 33 pontos em ambos. Na faixa seguinte, com renda acima de 10 salários, a vantagem é de 45 pontos negativos. Entre as mulheres, a parcela que aprova o governo caiu 14 pontos percentuais, passando de 38% para 24%. Pela primeira vez nesta gestão de Lula, houve uma igualdade no nível de insatisfação feminino e masculino — entre eles a queda foi de 9 pontos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. No segmento católico, por sua vez, a queda foi de 14 pontos percentuais na comparação com dezembro.

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...