quinta-feira , 5 fevereiro 2026
Lar Últimas notícias Haddad anuncia criação de delegacia para investigar crime organizado
Últimas notícias

Haddad anuncia criação de delegacia para investigar crime organizado

As investigações da Operação Spare revelaram movimentações financeiras suspeitas que ultrapassaram R$ 4,5 bilhões, com recolhimento de tributos de apenas 0,1% desse montante. A discrepância chamou a atenção da Receita Federal e levou ao cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão. A ação resultou na apreensão de quase R$ 1 milhão em espécie, 20 celulares, computadores e uma arma de fogo, segundo informou o coronel Valmor Racorti, comandante do Policiamento de Choque.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, destacou que as facções criminosas, antes concentradas no tráfico de entorpecentes, têm buscado atuar em outras frentes, como na economia formal e até no ambiente político. O promotor de Justiça do Gaeco, Silvio Loubeh, explicou que as investigações partiram de suspeitas relacionadas a casas de jogos na Baixada Santista e uso irregular de máquinas de crédito e débito.

No mesmo dia da operação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a criação de uma delegacia especializada em combater crimes contra o sistema financeiro. A nova estrutura será um desdobramento da Operação Carbono Oculto, que apura lavagem de dinheiro por meio de postos de combustíveis, fintechs e jogos de azar.

“Essa delegacia vai combater de forma estruturada o crime organizado, bem como a intersecção entre o crime organizado e a economia real”, afirmou Haddad.

Segundo o ministro, a proposta será enviada nas próximas semanas ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI), para que a nova unidade passe a integrar o organograma da Receita Federal. Ele lembrou ainda que esta foi a quarta grande operação do tipo realizada em 2025, com apoio de ministérios públicos federal e estaduais, além das polícias militares.

A operação desta quinta-feira (25) reforça a preocupação das autoridades com a infiltração de organizações criminosas no sistema econômico e político, buscando novas formas de lucro e de lavagem de dinheiro.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Coluna da Quinta-feira | Farinha pouca, meu pirão primeiro

As pesquisas mais recentes começam a desmontar uma narrativa que, até pouco...

César Ramos amplia base em Itapissuma e fortalece grupo político na cidade

O pré-candidato a deputado estadual, César Ramos, segue avançando na construção de...

Ciro Gomes se reúne com Centrão para tentar enfraquecer PT no Ceará em 2026

Pré-candidato ao Governo do Ceará, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) iniciou articulações...