Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (23) pela CNN Brasil, mostra vantagem de um candidato na corrida pela reeleição ao Senado em Pernambuco, com 22% das intenções de voto no primeiro cenário testado.
Logo em seguida aparece o atual ministro de Portos e Aeroportos, que soma 17%, configurando empate técnico dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais. O ex-deputado federal e ex-prefeito de Jaboatão tem 15%, e outro nome ligado ao MDB aparece com 9%. Já a deputada estadual do PSOL registra 4%. Votos nulos ou em branco chegam a 17%, enquanto 16% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Outros cenários testados
No cenário 2, o líder marca 21%, seguido por 15% em dois nomes empatados, enquanto outro candidato aparece com 14%. A deputada do PSOL mantém 5%.
No cenário 3, o líder soma 19%, seguido de perto por outro pré-candidato que registra 18%. Dois nomes aparecem empatados com 14% cada, e a representante do PSOL soma 5%. Nesse recorte, os votos nulos/brancos chegam a 16%, e indecisos/não responderam a 14%.
Análise
O levantamento mostra liderança consolidada, mas com cenário indefinido: em uma disputa direta contra Miguel Coelho, a diferença cai para apenas 1 ponto percentual, indicando forte competitividade.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, com 1.200 entrevistas presenciais em Pernambuco. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Deixe um comentário