terça-feira , 23 setembro 2025
Lar Últimas notícias Hugo Motta coloca em pauta PEC que dificulta denúncias criminais contra parlamentares
Últimas notícias

Hugo Motta coloca em pauta PEC que dificulta denúncias criminais contra parlamentares

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautou nesta terça-feira (16) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Prerrogativas, também conhecida como PEC da Blindagem (PEC 3/2021). A proposta altera as regras para abertura de ações penais contra deputados e senadores, dificultando denúncias criminais.

De acordo com o texto, qualquer ação penal contra parlamentares dependerá de autorização prévia em votação secreta da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Além disso, a PEC prevê que presidentes de partidos com representação no Congresso terão foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator designado foi o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que defendeu a medida como uma forma de “proteger o exercício do mandato parlamentar contra perseguições políticas”. Cajado afirmou:

“Isso aqui não é uma licença para abusos do exercício do mandato, é um escudo protetivo da defesa do parlamentar, da soberania do voto e, acima de tudo, do respeito à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal”.

A proposta também estabelece que, desde a diplomação, parlamentares não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, nem processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa Legislativa.

Em outro dispositivo, a PEC determina que a autorização deverá ser decidida em até 90 dias, por votação secreta e com maioria absoluta dos membros de cada Casa.

A articulação da proposta contou com o apoio da maioria dos líderes da Câmara, incluindo a oposição liderada pelo Partido Liberal (PL). O governo federal, até o momento, não se manifestou oficialmente sobre a pauta.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

TJPE suspende mudanças na composição da CPI da Publicidade na Alepe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu, nesta segunda-feira (22), os...

Igarassu comemora aniversário com vários shows

A cidade-mãe de Pernambuco celebra seus 490 anos com uma ampla programação...

Idoso cego é agredido durante tentativa de assalto na Zona Norte do Recife

Um idoso cego e sua companheira foram vítimas de agressão durante uma...

João Campos não participa de manifestação contra PEC da Blindagem no Recife

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, não...