O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) voltou a se posicionar em defesa de uma possível intervenção militar no Brasil. Em entrevista ao portal Metrópoles, ele chegou a citar a chance de que os Estados Unidos enviem aviões e navios de guerra ao país em um cenário de crise institucional.
As declarações acontecem em meio à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentativa de golpe de Estado em 2023.
Declarações polêmicas
Eduardo comparou a situação brasileira à da Venezuela, sugerindo que, caso o país siga o mesmo caminho de eleições sem transparência, censura e prisões políticas, a ajuda militar estrangeira poderia ser necessária:
🗣️ “Se o regime brasileiro for consolidado e tiver uma evolução igual à da Venezuela, no futuro pode perfeitamente ser necessária a vinda de caças F-35 e de navios de guerra, porque é o atual estágio da Venezuela”, afirmou.
Ele também fez referência ao episódio histórico de Winston Churchill, defendendo que, em nome da liberdade, a guerra pode ser preferível à submissão:
🗣️ “Você aceitaria ser escravo para evitar uma guerra? Eu prefiro a guerra. Churchill já dizia: podia-se escolher entre a desonra e a guerra”.
Críticas ao STF
O deputado ainda criticou duramente a condenação do pai, classificando a decisão como um ato “antidemocrático”:
💬 “O Brasil tem que se comportar como uma democracia. Não é encarcerando o líder da oposição que você vai fazer uma eleição. Isso está claro para todo mundo que acompanha essa inquisição no STF liderada por Alexandre de Moraes”, declarou.
Deixe um comentário