quarta-feira , 17 dezembro 2025
Lar Últimas notícias Operação desarticula plano do PCC para executar promotor de Justiça em Campinas
Últimas notícias

Operação desarticula plano do PCC para executar promotor de Justiça em Campinas

Na manhã desta sexta-feira (29), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de Campinas deflagraram a Operação Pronta Resposta, que desarticulou um plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para executar o promotor de Justiça Amauri Silveira Filho, integrante do GAECO.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), empresários ligados aos setores de transporte e comércio de veículos se associaram a integrantes da facção criminosa para financiar a compra de armas, veículos e a contratação de executores que emboscariam o promotor. O plano seria uma retaliação à Operação Linha Vermelha, que investiga crimes como organização criminosa armada, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Prisões e investigações

Dois empresários foram detidos, mas o responsável apontado pelos crimes é Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como “Mijão” ou “Xixi”, considerado um dos principais operadores do tráfico no país e líder do PCC nas ruas. Foragido há anos, ele estaria na Bolívia, de onde continuaria comandando atividades criminosas.

O juiz Caio Ventosa Chaves, da 4ª Vara Criminal de Campinas, autorizou três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão, cumpridos pelas equipes do BAEP e do Ministério Público.

Risco neutralizado

Segundo as autoridades, o plano de execução foi descoberto antes de ser colocado em prática. As investigações continuam para identificar outros envolvidos na tentativa de atentado contra o membro do Ministério Público.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Kelly Tavares reassume mandato na Câmara de Paulista e reforça pautas sociais

A suplente Kelly Tavares reassumiu uma cadeira na Câmara Municipal do Paulista...

Yves Ribeiro retorna ao MDB e não seguirá no Podemos na disputa para deputado federal

O ex-prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, confirmou seu retorno ao Movimento Democrático...