sexta-feira , 19 dezembro 2025
Lar Últimas notícias Trump sinaliza apoio a proposta russa de cessar-fogo condicionado a concessões territoriais na Ucrânia
Últimas notícias

Trump sinaliza apoio a proposta russa de cessar-fogo condicionado a concessões territoriais na Ucrânia

As negociações em torno da guerra na Ucrânia ganharam novos desdobramentos neste fim de semana, após a revelação de que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou apoio a uma proposta russa de congelamento da linha de frente em troca da cessão de territórios ucranianos.

Segundo informações da AFP, Financial Times e New York Times, Trump teria indicado a interlocutores europeus que está inclinado a aceitar um plano que prevê a entrega do controle total das regiões de Donetsk e Lugansk à Rússia, enquanto Moscou suspenderia sua ofensiva nos oblasts de Kherson e Zaporizhzhia.

Posição de Putin

De acordo com fontes próximas às conversas, o presidente russo, Vladimir Putin, teria assegurado a Trump que estaria disposto a congelar o avanço militar se suas “demandas fundamentais” forem atendidas. Ainda segundo os relatos, Putin pediu explicitamente que a Ucrânia abandone a região do Donbass, composta por Donetsk e Lugansk, no leste do país.

Reação da Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, rejeitou a proposta. Segundo uma fonte consultada pela AFP, Zelensky afirmou que não pretende abrir mão do Donbass. O líder ucraniano argumenta que qualquer concessão territorial violaria a Constituição da Ucrânia, que proíbe a renúncia a partes do território nacional.

Apesar da recusa, Zelensky não descartou participar de uma reunião trilateral com Trump e Putin para discutir alternativas.

Contexto do conflito

Atualmente, forças russas ocupam quase todo o oblast de Lugansk e grande parte de Donetsk, incluindo as capitais regionais. Moscou já havia reivindicado, em setembro de 2022, a anexação de quatro oblasts ucranianos — Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia — embora não tivesse controle total sobre eles.

O avanço russo e as negociações paralelas expõem a complexidade do conflito, que já ultrapassa dois anos de duração, além da dificuldade em se alcançar um acordo que seja aceitável tanto para Kiev quanto para Moscou.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Câmara do Cabo de Santo Agostinho apresenta balanço das atividades legislativas de 2025

A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho encerra o ano de...

Cenário político em Pernambuco: analistas apontam possível recuo de João Campos na disputa pelo Governo do Estado

O cenário político de Pernambuco começa a se redesenhar com antecedência para...

Olinda em ruínas: gestão Mirella é acusada de promover o pior governo da história da cidade

Com pouco de completar um ano à frente da Prefeitura de Olinda,...

Moradores do Loteamento Pitanga comemoram Natal Luz com jantar solidário

Nesta quarta-feira (17), a população do Loteamento Pitanga, em Igarassu, celebrou o...