O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar no Recife nesta quinta-feira (14) para cumprir agenda em Brasília Teimosa, na Zona Sul da cidade. A visita deve envolver a regularização fundiária de imóveis e outros anúncios para o Estado, embora a programação oficial ainda não tenha sido divulgada.
O local escolhido tem um significado especial para Lula. Em 10 de janeiro de 2003, poucos dias após assumir seu primeiro mandato como presidente, ele esteve na comunidade, então marcada por palafitas e moradias precárias. Na ocasião, Lula visitou o bairro acompanhado de 30 de seus 34 ministros, incluindo Gilberto Gil (Cultura), Ciro Gomes (Desenvolvimento Regional) e Antonio Palocci (Fazenda).
A chegada foi marcada por grande aglomeração. Moradores romperam a barreira de segurança para tentar falar com o presidente, que entrou na casa de uma moradora e prometeu a urbanização do local. A promessa foi cumprida: a área onde havia palafitas foi totalmente urbanizada, a Avenida Brasília Formosa inaugurada e os moradores transferidos para conjuntos habitacionais.
Lula retornou ao bairro em 2017, durante a caravana “Lula Pelo Brasil”, meses antes de ser preso. A nova visita, prevista para esta semana, resgata esse vínculo histórico e simbólico do presidente com Brasília Teimosa, agora com foco em ações de regularização e melhorias para a comunidade.
Deixe um comentário