terça-feira , 5 agosto 2025
Lar Últimas notícias Primeiros guardas municipais de Olinda recebem certificado de posse de arma de fogo
Últimas notícias

Primeiros guardas municipais de Olinda recebem certificado de posse de arma de fogo

Cinco guardas municipais de Olinda, dos oito aprovados, receberam, nesta segunda-feira (4), o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), após aprovação em um treinamento rigoroso promovido pela Polícia Federal. A entrega simbólica dos documentos aconteceu no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, com a presença da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho, do secretário de Segurança Cidadã, coronel Pereira Neto, e do assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado, professor Lupércio.

O curso envolveu etapas criteriosas, como avaliação psicotécnica, treinamentos com 280 disparos, sendo 236 voltados à prática e 44 aplicados em prova com a supervisão direta da Polícia Federal, garantindo que os agentes estejam plenamente capacitados para o uso responsável da arma.

“O uso da arma de fogo exige um processo rigoroso de habilitação. Nossos agentes passaram por avaliações psicológicas, técnicas e práticas, com a devida supervisão da PF. A arma é sempre a última alternativa, usada apenas quando esgotados todos os outros meios de controle. Isso demonstra o compromisso com a legalidade e com a proteção da população”, destacou o coronel Pereira Neto.

A prefeita Mirella Almeida ressaltou o papel da Guarda na segurança pública. “A Constituição prevê que a segurança é dever do Estado, mas é no município que as demandas acontecem. É onde a população vive, precisa de creches, serviços, iluminação, limpeza. Segurança também é isso. Por isso, fortalecer a Guarda Municipal é cuidar da nossa cidade de forma completa”, afirmou a gestora.

Já o professor Lupércio celebrou o avanço. “Esse é um marco para Olinda e para Pernambuco. A Guarda Municipal agora é ainda mais reconhecida e preparada, com respaldo técnico e legal. Um momento que entra para a história da nossa cidade”, concluiu.

A medida reforça o investimento da Prefeitura de Olinda na valorização dos profissionais da segurança e na promoção do bem-estar da população, com responsabilidade e preparo técnico.

Fotos: Arquimedes Santos

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Nikolas Ferreira dispara contra Alexandre de Moraes: “Lei Magnitsky é pouco. O que resta é cadeia”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a fazer duras críticas ao...

Governadora Raquel Lyra empossa novos conselheiros estaduais de saúde e reforça compromisso com o SUS em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra empossou, nesta segunda-feira (4), os novos membros do...

Paulista encerra entrega de documentos para 2º Mutirão de Requalificação Civil de Pessoas Trans

A Prefeitura do Paulista encerrou, nesta segunda-feira (4), o prazo para recebimento...

Lívia Álvaro: a aposta de Eduardo da Fonte e do PP para fortalecer a presença feminina do Litoral Norte na Câmara Federal

O Partido Progressistas (PP), que integra a federação União Brasil-Progressistas em Pernambuco,...