quarta-feira , 24 setembro 2025
Lar Últimas notícias Crise no PL: Deputado é expulso após defender Alexandre de Moraes e criticar sanção imposta por Trump
Últimas notícias

Crise no PL: Deputado é expulso após defender Alexandre de Moraes e criticar sanção imposta por Trump

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, oficializou a expulsão do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP) do partido, após declarações polêmicas em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e críticas à decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Rodrigues, que é aliado histórico de Moraes, classificou como “o maior absurdo que já viu na política” a aplicação da Lei Magnitsky pelo governo norte-americano contra o ministro brasileiro. Em entrevista à coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o deputado afirmou:

“Alexandre é um dos maiores juristas do país, extremamente competente. Trump tem que cuidar dos Estados Unidos. Não se meter com o Brasil como está se metendo.”

A fala irritou a ala bolsonarista da legenda, que pressionou Valdemar pela expulsão do parlamentar. O presidente do PL acatou a demanda, justificando em nota oficial:

“A pressão da nossa bancada foi muito grande. Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho. Trump é o presidente do país mais forte do mundo.”

Esta não é a primeira vez que Antônio Carlos Rodrigues sai em defesa pública de Alexandre de Moraes. Em 2023, já havia declarado, em entrevista ao Estadão, que admirava “a atitude e coragem” do ministro. Os dois se conhecem há mais de 30 anos, e Rodrigues era apontado como a principal ponte de diálogo entre Moraes e integrantes do PL.

O episódio evidencia a disputa interna dentro do PL entre bolsonaristas e setores mais moderados. Desde o início da atual legislatura, a ala fiel ao ex-presidente Jair Bolsonaro tem promovido uma “caça às bruxas” contra parlamentares com posições mais próximas ao presidente Lula.

Um exemplo citado na reportagem é o caso do deputado Yury do Paredão (MDB-CE), que foi expulso do PL após aparecer em uma foto fazendo o gesto do “L”, associado a Lula. Ele acabou se filiando ao MDB.

Apesar da expulsão, Antônio Carlos Rodrigues ainda não se manifestou oficialmente sobre sua saída do partido.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Olinda segue sem transparência: gestão de Mirella Almeida não esclarece situação financeira deixada por Lupercio

Passados nove meses de governo, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD),...

Michelle Bolsonaro afirma que pode se candidatar em 2026: “Pronta para fazer o que Deus me pedir”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) declarou que poderá disputar as eleições de...

Governo de Pernambuco divulga convocação de Seleção Pública para 1.232 profissionais da saúde

Em mais uma ação de reforço na saúde, o Governo de Pernambuco...