A Prefeitura de Olinda entregou, na manhã desta quarta-feira (16), mais três novas ambulâncias que passam a reforçar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. A cerimônia simbólica foi realizada em frente à sede da administração municipal, com a presença de profissionais de saúde, gestores e representantes da rede de urgência.
Durante a entrega, a prefeita Mirella Almeida e o vice-prefeito Chiquinho celebraram mais uma conquista para os olindenses. A chegada dos veículos representa o fortalecimento da rede de saúde e o compromisso da gestão com melhorias estruturais e mais agilidade no atendimento à população.
“Hoje, Olinda conta com cinco ambulâncias. Dessas, quatro já foram renovadas — sendo uma no Carnaval e, agora, mais três com a chegada dos veículos enviados pelo Ministério da Saúde. Nosso objetivo é renovar e ampliar nossa estrutura de saúde municipal”, ressaltou a prefeita Mirella Almeida.
A secretária de Saúde de Olinda, Ana Cláudia Callou, explicou como ficará a estrutura da operação envolvendo as ambulâncias no município:
“Vamos contar com uma UTI e quatro unidades básicas, e vamos buscar junto ao Ministério da Saúde uma segunda UTI. Já temos o projeto pronto e estamos articulando para que essa nova unidade chegue o mais rápido possível”, afirmou.
Ana Callou também destacou o papel estruturante do SUS e o compromisso da gestão com avanços, mesmo diante dos desafios diários. “O SUS funciona assim: enfrentando os desafios e melhorando a vida das pessoas. São muitas as dificuldades. Discutir urgência e emergência, atenção primária, entender as necessidades da população — tudo isso exige esforço constante. Precisamos estar atentos, em movimento, sempre buscando melhorar a qualidade de vida e a saúde da população”, concluiu.
*Mais estrutura para quem salva vidas*
As novas ambulâncias chegaram ao município por meio do programa Novo PAC, em parceria com o Governo Federal. De acordo com Jonathas Müller, coordenador das frotas do SAMU Olinda, os veículos vêm para reforçar a cobertura da rede de urgência e emergência, ampliando o acesso da população a um atendimento qualificado.
“São três novas viaturas que reforçam a frota do SAMU Olinda, ampliando o atendimento no município e fortalecendo ainda mais nosso compromisso com o cidadão olindense. Isso representa um avanço significativo para o SUS de Olinda, para a rede de urgência e emergência. Estaremos de prontidão para atender com mais rapidez e eficácia”, destacou Müller.
Para quem está na linha de frente do atendimento, a chegada das novas ambulâncias representa mais do que estrutura: é um alívio no dia a dia de quem corre contra o tempo. Condutor socorrista há 10 anos — sendo oito deles em Olinda — Claudevan Bezerra relatou o impacto prático da novidade: “Com essas três ambulâncias, temos mais possibilidades de atender às ocorrências. Isso facilita muito o nosso trabalho, porque a correria é grande no dia a dia de Olinda. Acontecem muitos acidentes, muitas emergências, e essas ambulâncias vão melhorar muito nossa rotina e a vida da população”, explicou.
Foto: Arquimedes Santos
Deixe um comentário