quarta-feira , 24 setembro 2025
Lar Últimas notícias Governo de Pernambuco é reconhecido nacionalmente no Prêmio MapBiomas; vice-governadora Priscila Krause participa do evento
Últimas notícias

Governo de Pernambuco é reconhecido nacionalmente no Prêmio MapBiomas; vice-governadora Priscila Krause participa do evento

Estado foi premiado na categoria Políticas Públicas pela implementação da Plataforma Ecológico-Econômica, ferramenta digital pioneira que ajuda na preservação do meio ambiente

O Governo de Pernambuco foi reconhecido, nesta segunda-feira (7), com o Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas, durante cerimônia realizada no Insper, na cidade de São Paulo. A gestão estadual foi premiada por conta da Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, ferramenta digital pioneira que centraliza dados geoespaciais e moderniza o monitoramento, licenciamento e fiscalização ambiental no território pernambucano. Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause, acompanhada do presidente da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta, recebeu a premiação em nome do Estado.

“Pernambuco tem avançado em muitas direções e não poderia ser diferente quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Parabenizo todos os servidores envolvidos neste importante trabalho de aliar tecnologia à proteção ambiental. Uma administração estadual é feita de trabalhadores talentosos e, acima de tudo, comprometidos com o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população. O time do Governo de Pernambuco está de parabéns não apenas pelo prêmio, mas pelo trabalho realizado diariamente com entregas que fazem a diferença no presente e no futuro das cidadãs e cidadãos pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause também destacou o empenho das equipes envolvidas na criação e manutenção da Plataforma Ecológico-Econômica. “Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho da CPRH e de todas as equipes que se dedicaram à criação da plataforma. Mais do que uma conquista técnica, é uma ferramenta que fortalece a nossa capacidade de proteger o meio ambiente e promover um desenvolvimento mais sustentável. Estamos entregando uma política ambiental moderna e transparente, com justiça social e inclusão produtiva. E isso é apenas o começo. Já estamos colhendo resultados com a redução do desmatamento e o avanço de políticas como o Plantar Juntos e o Noronha Verde”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, avaliou o papel estratégico da Plataforma Ecológico-Econômica como um divisor de águas na política ambiental de Pernambuco. “Essa plataforma é o maior avanço em termos de gestão ambiental do nosso Estado. É nela que os cidadãos, entidades da sociedade civil, representantes do setor público e empreendedores vão poder encontrar informações ambientais relevantes que ajudarão a elaborar estratégias que vão nortear a atuação da pasta e facilitar o desenvolvimento sustentável de Pernambuco”, afirmou.

*PLATAFORMA -* Lançada em dezembro de 2024, com investimento de R$ 1,8 milhão, a plataforma foi desenvolvida pela empresa Geodatim e já ultrapassa 17 mil acessos. Entre as principais funcionalidades, destacam-se o Relatório Preliminar Ambiental (RPA), que orienta o processo de licenciamento, a visualização de séries temporais de indicadores ambientais, o mapeamento de desmatamentos ilegais e análises espaciais avançadas que apoiam a tomada de decisão com base em evidências.

“Esse prêmio reconhece o esforço coletivo da gestão Raquel Lyra e da equipe da CPRH. A plataforma representa um grande avanço na gestão ambiental de Pernambuco, facilitando tanto a tomada de decisão do Estado quanto o processo de licenciamento para os empreendedores. Nosso compromisso agora é seguir aprimorando essa ferramenta”, enfatizou o presidente da CPRH, José Anchieta

*PRÊMIO MAPBIOMAS -* Criado em 2019, o Prêmio MapBiomas reconhece projetos que utilizam dados da plataforma colaborativa em prol da conservação, manejo sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas. Além da categoria Políticas Públicas, o prêmio conta com outras seis categorias: Geral, Jovem, Negócios, Escolas, Combate ao Desmatamento e Emergências Climáticas.

Fotos: Tércio Amaral/Vice-governadoria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Olinda segue sem transparência: gestão de Mirella Almeida não esclarece situação financeira deixada por Lupercio

Passados nove meses de governo, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD),...

Michelle Bolsonaro afirma que pode se candidatar em 2026: “Pronta para fazer o que Deus me pedir”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) declarou que poderá disputar as eleições de...

Governo de Pernambuco divulga convocação de Seleção Pública para 1.232 profissionais da saúde

Em mais uma ação de reforço na saúde, o Governo de Pernambuco...