quinta-feira , 8 maio 2025
Lar Pesquisa Cenário eleitoral de Pernambuco é atualizado em nova pesquisa Simplex
Pesquisa

Cenário eleitoral de Pernambuco é atualizado em nova pesquisa Simplex

Uma nova pesquisa realizada pela Simplex e divulgada no dia 27 de abril de 2025 aponta que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera com folga a disputa pelo Governo de Pernambuco. De acordo com os dados de votos válidos, João Campos aparece com 68,5% das intenções de voto, contra 31,5% da atual governadora Raquel Lyra (PSD).

O levantamento considera um eleitorado atualizado de 7.164.530 eleitores no estado. A pesquisa apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e um grau de confiança de 95%.

O resultado confirma o favoritismo de João Campos, que vem consolidando sua imagem de liderança jovem e eficaz não apenas no Recife, mas em todo o estado. Por outro lado, o desafio para Raquel Lyra é grande: a governadora, apesar de ter realizado importantes ações de gestão, ainda enfrenta dificuldades para reverter o quadro eleitoral desfavorável.

Com o cenário atual, João Campos se aproxima da possibilidade de vencer no primeiro turno, caso mantenha o ritmo de crescimento e a vantagem sobre a adversária.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Favoritismo em queda: João Campos perde força enquanto Raquel Lyra dobra intenções de voto

Os novos dados da pesquisa Seta Inteligência revelam uma importante reviravolta no...

Além da queda de popularidade no Nordeste e entre aqueles com baixa renda, o Datafolha mostra uma erosão da percepção populacional sobre o governo Lula em outros segmentos caros ao petismo. Um exemplo é a parcela com escolaridade até o ensino fundamental, a queda na avaliação positiva foi de 15 pontos percentuais, passando de 53% para 38%. Ainda assim, o único grupo em que Lula tem avaliação positiva superior à negativa é o da população menos escolarizada, com uma margem de dez pontos. O petista também ainda aparece com avaliação positiva numericamente à frente entre os nordestinos, com vantagem de três pontos. Já os grupos em que a avaliação negativa do governo aparece com mais força são os que compreendem as três faixas de renda acima dos dois salários mínimos. Entre quem tem renda de 2 a 5 salários e de 5 a 10 salários, a avaliação ruim/péssima tem vantagem de 33 pontos em ambos. Na faixa seguinte, com renda acima de 10 salários, a vantagem é de 45 pontos negativos. Entre as mulheres, a parcela que aprova o governo caiu 14 pontos percentuais, passando de 38% para 24%. Pela primeira vez nesta gestão de Lula, houve uma igualdade no nível de insatisfação feminino e masculino — entre eles a queda foi de 9 pontos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. No segmento católico, por sua vez, a queda foi de 14 pontos percentuais na comparação com dezembro.

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...